quinta-feira, 23 de julho de 2009

Aprovados em Concurso da Polícia Civil realizam 2ª Manifestação

Com faixas e cartazes os reservas do concurso pretendem chamar a atenção da sociedade com relação à falta de efetivo na PC

Na próxima sexta-feira (24/07), a partir das 2 horas da tarde, os reservas aprovados no Concurso Público da Polícia Civil de Pernambuco, iniciado em 2006, irá se reunir no Centro de Convenções de Olinda para uma manifestação pacífica durante o I CESP-PE – Conferência Estadual de Segurança Pública.
A manifestação pretende juntar o maior número de reservas, que levarão faixas e cartazes reivindicando que todos sejam chamados para fazer o curso de formação policial. Todos já passaram pela primeira etapa do concurso, que inclui o teste intelectual, físico, psicológico, digitação (para o cargo de escrivão e datiloscopista) e investigação social e se encontram preparados para fazer a segunda etapa que é a formação policial.
Em setembro de 2008, 800 agentes e 459 escrivães que passaram nas vagas do concurso foram nomeados, mas segundo pesquisas, o número de vagas contido no edital já se encontrava deficitário, visto que a perda de efetivo entre janeiro de 1999 e fevereiro de 2008 foi de 1.211 policiais entre aposentados, demitidos, exonerados e falecidos, somando-se o fato que desde essa nomeação até agora houve 200 exonerações no quadro da corporação.
O aumento do efetivo na PC é um pleito legítimo, visto que o Pacto Pela Vida, através da Lei Estadual Nº. 13.231, de 23/05/07, fixa o quadro da Civil em 8.327 agentes e 1000 escrivães. Atualmente existe um déficit de 4.039 agentes e 765 escrivães na corporação, enquanto que a quantidades de reservas é de 2.209 candidatos ao cargo de agentes e 979 para o cargo de escrivão. A polícia civil é responsável por fazes buscas e apreensões, investigar os crimes e procurar provas, entre outras atividades.
Além dessa manifestação, os concursados também irão se concentrar no sábado, em frente ao antigo aeroporto a partir das 9 horas da manhã para protestarem, e na ocasião também levarão faixas e cartazes.

Informações:
· Manifestação na Conferência Estadual de Segurança Pública
Data: 24/07/2009 (próxima sexta-feira)
Local: Centro de Convenções em Olinda
Horário: A partir das 14 horas (concentração).

· Manifestação no Aeroporto dos Guararapes
Data: 25/07/2009 (próximo sábado)
Local: Em frente ao antigo aeroporto
Horário: A partir das 9 horas da manhã (concentração).

Nenhum comentário:

Postar um comentário